Recomendações adicionais


A influência do Estresse no diabetes

O estresse tem vínculo com o diabetes, porque o cortisol, hormônio do estresse, cria uma resistência periférica à insulina.

A pessoa que passa por um período muito longo de estresse ou passa por uma experiência muito traumática, pode desencadear o diabetes. Dependendo do trauma a pessoa pode desenvolver o diabetes mesmo se alimentando bem e fazendo exercícios.

É por isso que recomendamos os exercícios de coerência cardíaca e gerenciamento de estresse (veja as aulas de equilíbrio do sistema nervoso autônomo).

Suplementos que ajudam a diminuir a resistência à insulina

Canela

O consumo da canela (Cinnamomum zeylanicum Nees) ajuda a controlar a diabetes tipo 2, que se desenvolve ao longo dos anos e que não é dependente de insulina. A sugestão do tratamento para diabetes é consumir 6 g de canela por dia, que equivale a 1 colher de chá.

O uso da canela pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e, até, a pressão arterial, mas os medicamentos para o controle da doença não devem deixar de ser tomados, e por isso a suplementação com canela é apenas uma opção adicional para controlar melhor a pressão e diminuir a necessidade de insulina.

Gymena silvestre (300-500mg/dia)

A Gymnema Sylvestre é uma erva de origem indiana, ela é conhecida como “destruidora de açúcar”, segundo a tradução de seu nome. Ela é dietética, dessa forma, é uma das favoritas para ser utilizada em tratamentos para desequilíbrios de açúcar na corrente sanguínea e para doenças resultantes dessa alteração.

Garcinia Camboja (aprox. 500 mg/dia)

Garcinia Cambogia é uma fruta orignal do sudeste asiático que ajuda a controlar a glicose no sangue e a melhorar os níveis de colesterol.

Cromo picolinato (200 à 800 mcg/dia)

Picolinato de cromo é um suplemento, em cápsula, que inibe o apetite por doces e um grande aliado nas dietas de emagrecimento. Pessoas que fazem dieta podem se beneficiar dos efeitos do picolinato de cromo, já que quase todas as dietas têm algum tipo de restrição.

Suplementos para reduzir os efeitos colaterais do diabetes

Whey protein

Whey Protein é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.

As principais vantagens de fazer o uso de Whey Protein ao invés de outras fontes de proteínas é o seu valor biológico elevado (VB 100), para se ter uma ideia, o valor biológico do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos de 88 á 100 e laticínios como o leite e queijo chegam a 80 o seu valor biológico, e que também seriam essas, outras fontes de proteínas indicas para consumo.

Outro fator importante da Whey Protein, é a alta concentração de Glutamina e BCAA, e com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.

Ácido Alfa lipóico (100 à 300 mg/dia)

OÁcido Alfa lipóico (ALA) é um ácido graxo de cadeia curta, encontrado nas mitocôndrias, sintetizado no fígado e também é obtido na dieta pelas carnes de animais como fígado e coração e de certas plantas, como brócolis, tomate, espinafre, couve de Bruxelas, e farelo de arroz. No entanto, a partir dos alimentos, não ocorre um aumento significativo no nível de ALA livre no corpo. Regulamentado como uma droga em vários países europeus (onde é aprovado para o tratamento de complicações relacionadas com a diabetes, certas complicações do alcoolismo, e uma variedade de condições do fígado), o 1,2 ácido lipóico é um componente importante da manutenção da saúde de cada indivíduo.

L Carnosina (1000 mg/dia)

A L-Carnosina é um pequeno peptídeo que contém dois aminoácidos, beta-alanina e histidina. É encontrada em concentrações relativamente altas em vários tecidos do corpo, notavelmente nos músculos do esqueleto, músculos do coração, e no cérebro. O mais notável é que estes dois aminoácidos trabalham muito mais eficazmente do que trabalhariam se não fossem combinados para formar a L-Carnosina, primeiramente. Enquanto ainda estão combinados, possuem a capacidade exclusiva de rejuvenescer as células – fazer com que as células antigas rejuvenesçam e prolongar o ciclo de vida das mesmas. A L-Carnosina é a única combinação comercialmente disponível que possui esta capacidade muito rara e exclusiva.

O objetivo desse trabalho não é substituir ou interromper qualquer tratamento. Siga as orientações do seu profissional de saúde, pois é ele que vai recomendar a redução dos medicamentos quando o seu corpo começar a se equilibrar novamente.

Pode perguntar que o Dr. Fabio responde

3 respostas
  1. Elizete
    Elizete says:

    Todas as informações passadas aqui foram muito claras e completas! Ao londo de minha vida, venho buscando melhor qualidade de vida! Consegui juntar informações que estavam fragmentadas! Excelente trabalho! Parabéns!

    Responder
  2. Alexander C.Khalil
    Alexander C.Khalil says:

    Muito bom esse trabalho, juntando bastante informação, que nós diabéticos, precisamos saber sobre essa doença, para podermos lutar contra ela de modo eficaz. Parabéns!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.