Diabetes: como surge e quais os seus tipos


Diabetes é uma doença caracterizada pela alteração dos níveis de açúcar (glicose) do sangue. O controle desses níveis de glicose no sangue é feito através de um hormônio chamado insulina, que é produzido pelo pâncreas.

Quando a produção de insulina é deficiente ou quando o corpo desenvolve resistência a ação do hormônio, a glicose se acumula no sangue e na urina, destruindo as células por falta de abastecimento e assim surge o tão temido diabetes mellitus, ou apenas diabetes.

Quando os níveis de açúcar no sangue estão altos, o organismo precisa eliminar este excesso; e a forma mais fácil de fazer isso é através dos rins, por meio da urina. É por isso que pessoas com diabetes tipo 2 ou tipo 1 sentem tanta vontade de urinar.

Tipos de diabetes

Na Diabetes Tipo 1, o pâncreas do paciente deixa de produzir a insulina, aumentando os níveis de açúcar no sangue. Esse tipo de diabetes geralmente tem base genética e é diagnosticado na infância.

Na Diabetes Tipo 2 o organismo produz a insulina mas cria resistência a sua ação. Geralmente acontece com adultos obesos acima dos 40 anos. Nesse caso também pode haver uma predisposição genética que é disparada por fatores ambientais, como a obesidade e o sedentarismo.

A diabetes gestacional é a condição em que uma mulher sem diabetes apresenta níveis elevados de glicose no sangue durante a gravidez.

Entre 90% e 95% dos casos de Diabetes são do tipo 2 e são causados principalmente pela má alimentação e a falta de exercícios.

Conheça a alimentação para diabetes ideal.

Fatores de Risco

Pessoas obesas ou sedentárias, hipertensas, com mais de 40 anos e colesterol elevados têm mais risco de adquirir a doença.

A má alimentação é um fator muito importante, por ser uma das causas para a síndrome metabólica, ou pré-diabetes. Baixe o e-book Alimentação para Diabetes para saber mais.

Lembrando que a doença também é comum em crianças e adolescentes.

Você sabia?

Na década de 1920, nos EUA, uma pessoa consumia em média 2,2 kg de açúcar por ano enquanto hoje o consumo médio é de 80 kg de açúcar por ano.

Essa é uma das principais razões pelas quais a incidência de Diabetes vem crescendo assustadoramente. Em 30 anos o número de pessoas diagnosticadas com a doença no mundo subiu 10 vezes, passando de 30 para 300 milhões de pessoas.

Assim, a dieta para a prevenção e reversão do diabetes consiste em reduzir o consumo de carboidratos refinados (principalmente o açúcar e a farinha de trigo) e eliminar de vez a frutose processada, um tipo de açúcar altamente inflamatório comum em alimentos industrializados (como refrigerantes, sucos de caixinha, barras de cereais etc.).

Pode perguntar que o Dr. Fabio responde

2 respostas
  1. Elizete
    Elizete says:

    Boa tarde! Tenho hipotiroidismo, meu metabolismo é lento!
    Em função disso tenho mais chances de contrair diabetes?

    Responder
  2. JOSÉ PASCOAL DA SILVA
    JOSÉ PASCOAL DA SILVA says:

    CIDADÃO ADQUIRI ESSA COISA CHAMADA DONA DIABETE TIPO 2 AO CONSUMIR MUITAS LARANJAS MAS MUITA MESMO E O AÇÚCAR DESTA GOSTOSA FRUTA ME ESCULACHOU MINHA VIDA AGORA TENHO QUE TER CUIDADO MEUS ALIMENTOS EU AINDA CONSUMO O MESMO O PÃO ATÉ É BEM MENOS E SOU SALVA-VIDAS NADO MUITO E FAÇO CAMINHADAS 5 VEZES NA SEMANA CADA DIA EM 60 MINUTOS E SEMPRE BEBO MUITA ÁGUA…E ATÉ TOMO UM TIPO DE CHÁ PARA O PÂNCREAS…DIGAALGUMA COISA PRA MIM POR FAVOR TENHO 63 ANOS DE IDADE…SEI QUE NAS FOLGAS DEPOIS DOS TREINOS FICO NO COMPUTADOR POR HORAS MAS ME MEXO PELO APARTAMENTO NÃO FICO PARADO,TAMBÉM NÃO IREI FICAR CAMINHANDO O DIA TODO….POR FAVOR!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.